Translate

CC

 

 

 

 

daRetornar

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento de Software ou terceirização

 

Nota: Para melhor compreensão do texto é solicitado assistir primeiro o vídeo.

Este é um assunto delicado para tomada de decisão tanto para empresas privadas e, principalmente, para as públicas. E quando exponho ser em especial para as prefeituras, autarquias municipais e demais esferas do poder público. Provem do fato de convivência com este setor, onde há uma nítida visibilidade de falta da ideal qualificação de sua mão de obra no que tange ao desenvolvimento de programas informatizados. Sendo muito comum também esta ocorrência em boa parcela da iniciativa privada.

Vou ater aqui para focar o assunto para prefeituras e demais instancias públicas.

Para uma equipe de desenvolvimento de software poder oferecer à empresa pública o que há de melhor é necessário que haja um aperfeiçoamento constante de seu quadro de pessoal ao menos semestral ou na pior das hipóteses, anual. Este é o primeiro e não principal problema a ser analisado para tomada de decisão consciente sobre o assunto.

Através da captação das informações expostas no vídeo, quando ele aborda sobre a problemática de aquisição, manutenção e gastos com software (programas\licenças) e hardware (computadores e aparelhagens necessárias). Entramos noutra parte do problema a ser analisado.  

Se estamos falando em sistemas que tenha como principal função o monitoramento, arquivamento de informações, que ao longo do tempo só tende a crescer. O problema está totalmente inserido neste assunto, não apenas no já conhecido fato de que a tecnologia cloud computing favorece uma maior e total facilidade e agilidade. Mas entramos no assunto segurança.  Sendo este assunto não menos oneroso ou fácil de fazer com eficiência.

Apenas como exemplo, vamos aqui utilizar o caso das NF-e que como todos sabemos é obrigatório para todas as empresas manter o histórico disponíveis por cinco anos consecutivos. A bem da verdade é uma irresponsabilidade dos administradores que sabem desta exigência manter este histórico importantíssimo, apenas em computadores da empresa. Visto a grande facilidade que há de sinistros ocorrerem e todo o histórico da empresa perder-se. Fato este que poderá impactar em multa severa!

Se esta é uma realidade inquestionável, o que dizer então das informações que uma secretaria municipal e outras instâncias necessitam e que muitas vezes extrapolam em muito a sua importância, além dos cinco anos acima citados das NF-e?

As informações guardadas e tratadas dentro da metodologia cloud computing são de forma profissional tratadas em ambientes seguros. Os data centers. E para evitar contratempos tais como as informações não estarem disponíveis em determinado período, por menor que seja este tempo. Em um trabalho bem feito estas informações não estão armazenadas apenas em um data center. Mas, sim, entre três ou muito mais. Exatamente para que se houver por motivo de segurança a necessidade de impedir que um esteja disponível a fornecer informações, há outros dois ou mais disponíveis para substituí-lo. E tudo isto sem os usuários sequer notar que as informações estão vindo de outro(s). Afinal, com a velocidade da internet que em um piscar de olhos humanos é capaz de dar cinco voltas completas por nosso Planeta Terra. Esta substituição de data center é imperceptível.

Custo/tempo de produção de um sistema informatizado

Falemos inicialmente do tempo necessário.  Sobre esta questão, se uma equipe bem qualificada desenvolve um sistema em x tempo, os profissionais de uma empresa especializada neste tipo de trabalho levará x/2 tempo ou menos.

Referente ao preço: temos de reconhecer que não há comparação entre os dois tipos de desenvolvimentos.  Através do desenvolvimento via cloud computing não há aquisição de nenhum software e hardware. O sistema está acessível através de qualquer computador dês que conheça a senha e loguin e estando conectado à internet. Isto é o necessário!

Pode e deve haver autorizações de acesso restrito ou amplo das informações contidas no sistema? As autorizações de consulta por profissionais podem ser alteradas ou anuladas?  Sim! Plenamente praticável.

 Apenas como base de informação, um sistema que necessita guardar a informação de funcionários ou mesmo munícipes (não faz diferença).  Em média, isto não sairá para a empresa pública ou privada mais do que  algumas unidades de centavos por cadastro/mês.

Cada caso é um caso, mas tomando o exemplo acima como base de análise fica completamente esclarecida a questão. Para a totalidade das empresas públicas e esmagadora maioria das privadas, o caminho mais perfeito em termos de resultados e custos, passa pela terceirização. Observemos que aqui não entrei no assunto: foco da empresa.

Gostei da idéia de utilização da metodologia cloud computing, mas não aprovo pagar mensalmente para a utilização do sistema.

Bem, neste caso é totalmente possível adquirir o sistema informatizado. Sendo que neste caso há necessidade de se analisar que ainda ai há necessidade de contratação de data center(s). (Fazer um particular e dentro de um nível de segurança que é exigido é extremamente oneroso.)

Apesar de aqui não termos tratado o assunto de forma minuciosa, houve uma exposição suficiente para levar aos coordenadores de empresas, secretarias e outros setores a pensar sobre o assunto. Em sendo de interesse aprofundar o assunto, a nossa equipe está a disposição para este contato.

Atenciosamente,

Marcílio Franco da Costa Pereira

Pós graduado em Gestão da Tecnologia da Informação 

Coordenador de venda e desenvolvimento de sistemas  

E-mail : profissionalsoft@terra.com 
Skype : marcilio.f.da.costa.pereira
Telef.  :
+55 (02121) 3942 9977
Celular:+55 41 8875 4173 

Profissional Soft
04.078.522/0001-67

Empresa Representada
Rezulto.Ltda. Centro Executivo Platinum Tower- Av. Mauro Ramos, 1450 - 3º. Andar – Conjunto 301, Centro -CEP 88020-302 - Florianópolis – SC